Autoridades da Espanha apreenderam aproximadamente 10 toneladas de cocaína em um navio que navegava em águas internacionais com destino à Europa, após ter feito paradas em portos do Brasil.
A operação contou com a colaboração da Polícia Federal do Brasil, a Agência Antidrogas dos Estados Unidos, e autoridades da França e Portugal. Este foi o maior volume de drogas já interceptado pela Espanha em alto-mar.
Detalhes da Operação
Conforme informações do Ministério do Interior da Espanha, 13 tripulantes do navio foram detidos. A operação foi conduzida pelo Grupo de Operações Especiais da Polícia Nacional.
Denominada 'Maré Branca', a operação foi organizada pela Procuradoria Especial Antidrogas do Tribunal Superior Nacional da Espanha, que identificou o uso do navio por uma organização multinacional para transportar grandes quantidades de cocaína.
Apreensão e Investigação
A droga estava escondida em 294 pacotes entre toneladas de sal, carga legalmente transportada para a Europa. Com falta de combustível, o navio acabou rebocado até o arquipélago das Canárias por embarcações da Sociedade de Salvamento e Segurança Marítima da Espanha.
A Polícia Federal ressaltou a importância da cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas, destacando que as investigações continuarão na Espanha com o apoio das autoridades brasileiras.