Os Estados Unidos anunciaram que, a partir de 21 de janeiro, suspenderão a emissão de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. Essa decisão foi divulgada por meio de comunicado do Departamento de Estado dos EUA. A emissão de vistos de turismo não sofrerá alterações e continuará normalmente.
Além do Brasil, a lista inclui países como Rússia, Irã, Iraque, Colômbia, Uruguai, Cuba, Haiti e Iêmen, além de várias nações da África e da Ásia.
O comunicado explica que a medida é resultado de uma revisão abrangente das políticas e regulamentos dos EUA, com o objetivo de evitar que imigrantes de países considerados de alto risco utilizem benefícios de programas de assistência social ou se tornem um encargo público nos Estados Unidos.
O presidente Donald Trump destacou que imigrantes devem ser financeiramente autossuficientes e não devem representar um fardo econômico para os cidadãos americanos.
Países Atingidos pela Suspensão
A lista de países afetados pela suspensão inclui: Afeganistão, Albânia, Antígua e Barbuda, Argélia, Armênia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belarus, Belize, Bósnia, Brasil, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Dominica, Egito, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Gana, Geórgia, Granada, Guatemala, Guiné, Haiti, Iêmen, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kosovo, Kuwait, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedônia do Norte, Marrocos, Mianmar, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, Quirguistão, República Democrática do Congo, República do Congo, Ruanda, Rússia, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Síria, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Tailândia, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai e Uzbequistão.