© Reuters/Pedro Nunes/Proibida reprodução
© Reuters/Pedro Nunes/Proibida reprodução

Os cidadãos de Portugal participam das eleições presidenciais neste domingo, 18 de janeiro, para definir quem substituirá Marcelo Rebelo de Sousa, que completou dois mandatos consecutivos de cinco anos.

O processo de votação iniciou às 8h no horário local, correspondendo a 5h em Brasília, e será encerrado às 19h em Portugal Continental e Ilha da Madeira, enquanto nos Açores o término será às 20h, ou 16h e 17h no Brasil, respectivamente.

De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, até o meio-dia do horário local, 21% dos eleitores já haviam votado, o que equivale a 9h em Brasília.

Particularidades do Pleito

Este pleito é destacado por ter o maior número de candidatos à presidência já registrado em uma eleição presencial em Portugal, totalizando 11 concorrentes. Caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos, um segundo turno será realizado em 8 de fevereiro. A última vez que isso ocorreu foi em 1986.

Principais Candidatos

Entre os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas estão Luís Marques Mendes (PSD), António José Seguro (PS), André Ventura (Chega), José Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal) e Henrique Gouveia e Melo (Independente).

Próximos Passos

O novo presidente tomará posse em 9 de março, uma tradição mantida desde 1986.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe essa notícia

Destaques ContextoBR

Mais Noticias

plugins premium WordPress