© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Departamento de Estado dos Estados Unidos interrompeu, a partir desta quarta-feira (21), a emissão de novos vistos de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. Esta decisão, comunicada em 14 de janeiro, afeta o processamento de pedidos de residência permanente para indivíduos de nações consideradas de 'alto risco de utilização de benefícios sociais'.

Motivações para a Suspensão

O anúncio oficial destaca que a administração do presidente Donald Trump enfatiza a necessidade de que os imigrantes sejam financeiramente autossuficientes. O objetivo é evitar que se tornem um fardo econômico para o país. O Departamento de Estado está revisando todas as políticas e regulamentos de imigração para garantir que cidadãos de países de alto risco não utilizem programas de assistência social nos EUA.

Exceções e Procedimentos Vigentes

Vistos de turismo e para trabalho temporário continuam válidos, conforme comunicado da Embaixada dos EUA no Brasil. Aqueles que já possuem um visto de imigrante válido não terão o documento cancelado, mantendo o direito de entrada, sujeito à aprovação do Departamento de Segurança Interna dos EUA. Cidadãos com dupla nacionalidade que possuam passaporte de um país não listado estão isentos da suspensão.

As etapas administrativas para solicitação de visto permanecem inalteradas. Candidatos podem continuar submetendo pedidos e comparecendo a entrevistas nas embaixadas e consulados dos EUA. Contudo, nenhum visto de imigrante será emitido enquanto a diretriz estiver vigente.

Resposta Internacional

A Agência Brasil procurou o Ministério das Relações Exteriores para comentar sobre a suspensão dos vistos para brasileiros e aguarda retorno.

Países Afetados

A suspensão de vistos de imigração afeta os seguintes países: Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Armênia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belarus, Belize, Bósnia, Brasil, Butão, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Dominica, Egito, Eritréia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Gana, Geórgia, Granada, Guatemala, Guiné, Haiti, Iêmen, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kosovo, Kuwait, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedônia do Norte, Marrocos, Mianmar, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, Quirguistão, República Democrática do Congo, República do Congo, Ruanda, Rússia, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Síria, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Tailândia, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai, Uzbequistão.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe essa notícia

Destaques ContextoBR

Mais Noticias

plugins premium WordPress