Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 têm início oficial nesta sexta-feira, com a cerimônia de abertura no Estádio San Siro, em Milão, às 16h (horário de Brasília). A ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil, será uma das responsáveis por conduzir a bandeira olímpica, ao lado de outras sete personalidades.
Os atletas brasileiros Nicole Silveira, especialista em skeleton, e Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, representarão a delegação nacional como porta-bandeiras. A cerimônia também ocorrerá simultaneamente em Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo, com apresentações de músicos renomados, incluindo Andrea Bocelli, Laura Pausini, Mariah Carey e Lang Lang.
Participação Brasileira nos Jogos
A delegação brasileira contará com 14 atletas competindo em cinco modalidades: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. As competições já começaram em algumas modalidades, como curling e hóquei no gelo, antes da cerimônia de abertura.
Perspectivas de Medalhas
O Brasil busca sua primeira medalha nos Jogos de Inverno, com esperanças depositadas em atletas como Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener, que já subiram ao pódio em competições da Copa do Mundo nesta temporada. O melhor resultado anterior do país foi de Isabel Clark, nona colocada no snowboard cross em Turim.
Programação dos Atletas Brasileiros
Os primeiros brasileiros a competir serão Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva, no esqui cross-country. As últimas participações brasileiras serão no bobsled 4-man, com Edson Bindilatti e equipe, no dia do encerramento dos Jogos. A agenda inclui várias provas, com destaques para o esqui alpino e o skeleton.