Um vídeo publicado em uma rede social pelo presidente Donald Trump, que mostrava os ex-presidentes Barack e Michelle Obama de forma ofensiva, foi removido após críticas generalizadas. A publicação gerou reações adversas tanto nos Estados Unidos quanto internacionalmente, incluindo desaprovação de membros do Partido Republicano.
De acordo com uma fonte do governo americano ouvida pela agência Reuters, a postagem foi resultado de um erro cometido por um funcionário da Casa Branca e, posteriormente, retirada do ar.
O vídeo, que não está mais disponível no perfil de Trump na Truth Social, alegava sem evidências que a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020 foi fraudulenta e apresentava os Obamas com rostos digitalmente inseridos em corpos de macacos.
Karoline Leavitt, porta-voz do presidente, afirmou que o vídeo era um meme da internet, retratando Trump como o líder de uma selva e os democratas como personagens de uma animação.
O senador republicano Tim Scott manifestou sua indignação em uma rede social, expressando esperança de que o vídeo fosse falso e pedindo sua remoção imediata.
Mesmo com a exclusão do vídeo, não houve pedido de desculpas por parte de Trump ou da Casa Branca. A família Obama não emitiu declarações sobre o ocorrido.