© Ammar Awad/Reuters
© Ammar Awad/Reuters

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou repúdio à demolição da sede da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) em Jerusalém Oriental, realizada por autoridades de Israel. A área é reconhecida como território palestino.

O Itamaraty destacou que ações que afetam instalações da UNRWA em território palestino ocupado violam o direito internacional, incluindo normas humanitárias e a Convenção sobre Privilégios e Imunidades das Nações Unidas. Tais ações também vão contra pareceres da Corte Internacional de Justiça que abordam práticas de Israel nos territórios ocupados.

A demolição começou após o parlamento israelense aprovar uma legislação que permite cortar serviços essenciais e expropriar imóveis da agência da ONU. O comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, classificou a ação como um 'ataque sem precedentes' contra as Nações Unidas, cujas instalações são protegidas por normas internacionais.

O governo brasileiro, na presidência da Comissão Consultiva da UNRWA, reforçou seu apoio à continuidade das funções da agência, que presta serviços essenciais a milhões de refugiados palestinos na região.

De acordo com o chefe da agência, as instalações da UNRWA já foram alvo de incêndios criminosos, parte de uma campanha de desinformação atribuída a Israel. Esses ataques ocorreram mesmo após a Corte Internacional de Justiça afirmar que Israel deve facilitar as operações da ONU no local.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe essa notícia

Destaques ContextoBR

Mais Noticias

plugins premium WordPress