© Divulgação/Itamaraty
© Divulgação/Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, dialogou por telefone com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, neste sábado. O foco da conversa foi o comércio exterior e a cooperação em segurança, conforme nota divulgada pelo Itamaraty.

A discussão também incluiu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington, programada para março, embora a data exata ainda não tenha sido anunciada. A visita foi anunciada na semana passada.

Contexto das Relações Bilaterais

O contato entre os chanceleres ocorre em meio a algumas tensões relacionadas ao Conselho da Paz, uma iniciativa do presidente dos Estados Unidos para lidar com a situação na Faixa de Gaza e outros territórios. Lula foi convidado a participar do conselho, mas ainda não se pronunciou sobre o convite.

Ao procurar fortalecer os laços com o governo Trump, principalmente no comércio, Lula reafirma o compromisso do Brasil com a ONU como fórum multilateral essencial. Recentemente, Lula criticou a criação do Conselho da Paz durante um evento em Salvador.

Diálogo sobre Segurança e Comércio

Na segunda-feira passada, Lula conversou por telefone com Trump, discutindo a reforma do Conselho de Segurança da ONU, uma demanda histórica do Brasil. O tema Venezuela também foi abordado, com Lula enfatizando a necessidade de paz na região e a cooperação contra o crime organizado transnacional.

O Brasil tem defendido o congelamento de ativos de organizações criminosas e maior troca de informações financeiras com outros países. A segurança regional, especialmente o combate ao narcotráfico, é uma prioridade para Trump, que aumentou a presença militar dos EUA na América Latina.

Questões Comerciais: Tarifas

Apesar de outros temas terem dominado a pauta recentemente, as tarifas sobre produtos brasileiros continuam sendo uma questão central entre Brasil e EUA. No ano passado, o governo Trump impôs uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros, com exceção de cerca de 700 itens.

Após reuniões entre Lula e Trump, algumas tarifas foram reduzidas, mas muitos produtos brasileiros, como máquinas, móveis e calçados, ainda enfrentam taxas adicionais.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe essa notícia

Destaques ContextoBR

Mais Noticias

plugins premium WordPress