O fortalecimento de políticas sociais, como os programas Bolsa Família e de alimentação escolar, além do apoio à agricultura familiar, foram fundamentais para o Brasil sair do Mapa da Fome da ONU em 2025. Esta análise foi apresentada por Rene Orellana, representante regional da FAO para a América Latina e Caribe, durante a abertura do Fórum de Juventudes para a Transformação dos Sistemas Agroalimentares, em Brasília.
Orellana destacou que as iniciativas implementadas têm fortalecido a segurança alimentar no Brasil, ao integrar consumo, mercado e produção, promovendo colaborações entre produtores de diferentes portes, essencial para a complementaridade no setor.
Preparativos para Conferência Regional da FAO
O encontro com jovens de áreas rurais da América Latina e Caribe faz parte das consultas para a 39ª Conferência Regional da FAO, que ocorrerá em março de 2025. As experiências compartilhadas serão resumidas em um documento que orientará discussões na conferência.
Participação Juvenil e Iniciativas Locais
Vitória Genuino, secretária Nacional de Juventude, ressaltou a importância de incorporar soluções já existentes em comunidades locais e movimentos sociais nas políticas públicas. Ela destacou iniciativas como assistência técnica e extensão rural para jovens produtores, mencionando programas como o Cozinha Solidária.
Demandas por Maior Inclusão
Hilda López, representante da Liga Continental das Mulheres Indígenas e Camponesas, apontou a necessidade de maior participação juvenil em decisões sobre segurança alimentar e mudanças climáticas. Jorge Meza, da FAO no Brasil, reforçou a importância do protagonismo dos jovens em influenciar e melhorar programas governamentais.