O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Panamá entre 27 e 28 de janeiro para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe. O evento, que se estenderá até o dia 30, contará com Lula como convidado especial.
Agenda de Lula no Panamá
A programação da viagem foi detalhada pela secretária de América Latina e Caribe, Gisela Padovan. Lula chega ao Panamá na terça-feira, 27, e participará da abertura do fórum no dia seguinte. Ele será o segundo a discursar, após o presidente anfitrião José Raúl Mulino. Além disso, está prevista uma visita a uma eclusa do Canal do Panamá e um possível encontro com Mulino.
Encontros Bilaterais
Estão previstos encontros bilaterais sem distinção de ideologias políticas. Países como Equador, Guatemala, Bolívia, Chile e o primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, confirmaram presença. A diplomata Gisela Padovan destacou a importância das relações históricas sobre questões políticas momentâneas.
Temas do Fórum
O fórum abordará temas econômicos como papel do setor privado, infraestrutura, inteligência artificial, comércio regional, e segurança alimentar. A segurança, com foco no combate ao crime organizado, será um dos pontos centrais, com o Brasil contribuindo com sua experiência em administração penitenciária.
Relações Brasil-Panamá
O Brasil é um investidor significativo no Panamá, sendo o 15º maior utilizador do Canal do Panamá. Em termos de comércio, o intercâmbio entre os dois países cresceu 78% em 2026, alcançando US$ 1,6 bilhão, principalmente em petróleo e derivados. O Brasil mantém uma posição de neutralidade em relação ao uso do canal, em meio à disputa entre Estados Unidos e China.
Mercosul e Integração Regional
O Panamá foi o primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul, reforçando laços após a assinatura do acordo com a União Europeia. As negociações entre Brasil e Panamá podem ser realizadas tanto por meio do bloco quanto diretamente, com o Panamá recentemente adquirindo aviões Super Tucanos da Embraer.