O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que a Polícia Federal está empenhada em rastrear a origem de notícias falsas que buscam confundir ou manipular os beneficiários de programas sociais do governo federal.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação, o ministro confirmou a circulação de boatos na internet, especialmente em redes sociais, sobre alterações nas regras de programas como o Bolsa Família.
Impacto das Fake News
Um exemplo recente de fake news afirmava que o Bolsa Família seria pago apenas a quem tivesse filhos. O ministro destacou que essa desinformação, que tende a aumentar em anos eleitorais, é prejudicial e não corresponde à realidade do programa.
Wellington Dias enfatizou que a disseminação de mentiras como essa configura um crime, capaz de causar danos significativos aos beneficiários e ao funcionamento dos programas sociais.
Ação da Polícia Federal
A rede de fiscalização foi ativada imediatamente após a denúncia, incluindo a participação da Polícia Federal. O ministro assegurou que a investigação está em andamento e que os responsáveis serão identificados.
Denúncias podem ser feitas gratuitamente pelo Disque Social 121, permitindo que irregularidades sejam efetivamente combatidas.
Cobrança Indevida no Programa Gás do Povo
Durante o programa, uma emissora de Alagoas relatou a cobrança de taxas de até R$ 30 de beneficiários do programa Gás do Povo. O ministro destacou a importância das denúncias pelo canal 121 para coibir tais práticas.
Wellington Dias garantiu que a fiscalização será imediatamente acionada para investigar a denúncia apresentada.