© Yuri Gripas/Reuters/Direitos reservados
© Yuri Gripas/Reuters/Direitos reservados

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED) dos Estados Unidos, afirmou que o presidente Donald Trump estaria utilizando uma acusação criminal como forma de coerção para influenciar a redução das taxas de juros. O FED, que atua como o Banco Central dos EUA, é responsável por definir a taxa de juros básica do país.

Em declaração divulgada no domingo, Powell revelou ter recebido uma notificação do Departamento de Justiça contendo uma ameaça de acusação criminal relacionada a um projeto de reforma nos edifícios do FED.

Powell destacou que, embora ninguém esteja acima da lei, incluindo o presidente do FED, a ação em questão deve ser considerada dentro de um contexto mais amplo de pressões e ameaças do governo. Segundo ele, as acusações são um pretexto, uma vez que a determinação das taxas pelo FED se baseia em avaliações técnicas e não nas preferências presidenciais.

O presidente do FED também levantou a questão sobre a capacidade da instituição de continuar definindo as taxas de juros com base em evidências, sem influência de pressões políticas.

Resposta de Trump

Em resposta, Trump negou qualquer envolvimento na investigação contra Powell, afirmando à NBC News que desconhecia o caso. Ele criticou Powell por sua atuação no FED e destacou que a única pressão deveria ser sobre as altas taxas de juros.

Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem sido um crítico frequente de Powell, considerando que ele não reduziu as taxas de juros de forma significativa e já ameaçou demiti-lo. O mandato de Powell no FED termina em breve, e Trump deverá indicar um novo nome.

Debate sobre a independência do FED

A situação envolvendo o presidente do FED gerou discussões sobre a possível interferência do governo na independência do Banco Central dos EUA, que possui a autonomia para decidir as taxas de juros da economia.

O senador Thom Tillis, membro do Comitê Bancário do Senado, expressou sua intenção de se opor à escolha de um substituto para Powell até que a questão legal seja esclarecida. Em suas redes sociais, destacou preocupações sobre a independência e a credibilidade tanto do Federal Reserve quanto do Departamento de Justiça.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe essa notícia

Destaques ContextoBR

Mais Noticias

plugins premium WordPress