O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu uma declaração em sua plataforma de mídia social, Truth Social, no domingo, destacando que Cuba não receberá mais petróleo da Venezuela.
Trump afirmou que Cuba se beneficiou por muitos anos de suprimentos de petróleo e recursos financeiros provenientes da Venezuela, em troca de serviços de segurança para os líderes venezuelanos. Ele declarou que essa situação chegou ao fim.
Mudança na Relação Cuba-Venezuela
A Venezuela era a principal fonte de petróleo para Cuba. No entanto, houve uma interrupção abrupta no fornecimento após o sequestro do líder venezuelano Nicolás Maduro, em 3 de janeiro. Segundo Trump, muitos cubanos que serviam como seguranças de Maduro foram mortos durante essa operação.
Trump afirmou que os Estados Unidos, que ele descreveu como a maior potência militar do mundo, agora oferecem proteção à Venezuela. Ele também aconselhou o governo cubano a considerar um acordo antes que seja tarde.
Resposta de Miguel Diaz-Canel
O presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, reagiu nas redes sociais, afirmando que Cuba é uma nação soberana e não aceita imposições externas. Ele ressaltou que Cuba se defende há 66 anos das ações dos EUA, e está preparada para proteger sua pátria.
Diaz-Canel também criticou aqueles que culpam a revolução cubana pelas dificuldades econômicas da ilha, alegando que tais dificuldades resultam das medidas restritivas impostas pelos EUA ao longo de seis décadas. Ele afirmou que os EUA não têm autoridade moral para criticar Cuba, acusando-os de explorar situações para benefício próprio, inclusive vidas humanas.